O CBS

Os Campeonatos Brasileiros de Seleções (CBS) têm por finalidade democratizar o voleibol e propiciar o surgimento e observação de novos talentos em todas as regiões do Brasil - é vedada a participação de atletas de nacionalidade estrangeira.

Os Campeonatos Brasileiros de Seleções são divididos por faixa etária: as categorias Infanto Juvenil e Juvenil nos naipes masculino correspondem ao sub-18 e sub-20, enquanto o Infanto Juvenil e Juvenil feminino representam as idades sub-17 e sub-19 - as quatro divididas em 1ª e 2ª Divisões, cada. Portanto, formam um total de oito competições: CBS sub-18 da 1ª Divisão; CBS sub-17 da 1ª Divisão; CBS sub-20 da 1ª Divisão; CBS sub-19 da 1ª Divisão; CBS sub-18 da 2ª Divisão; CBS sub-17 da 2ª Divisão; CBS sub-20 da 2ª Divisão;CBS sub-19 da 2ª Divisão.


As competições são organizadas pela Federação sede e dirigidos pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), através de seu representante, membro da Comissão Executiva dos Campeonatos Brasileiros (CECB) e diretor da competição, além de dois delegados designados pela Unidade de Competições de Quadra da CBV, com a participação das seleções das federações estaduais.

Cada competição da 1ª Divisão é disputada por 12 seleções: as nove primeiras colocadas permanecem na 1ª Divisão e as três últimas descem para a 2ª Divisão. Já nos torneios da 2ª Divisão, com 15 equipes cada, os dois primeiros de cada chave se classificam para as quartas de final e os três primeiros sobem para a divisão principal.